SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cursos do SENAI em Serrinha

          Os munícipes de Serrinha além de ter o Centro Comunitário de Qualificação- CCQ e dos Serviços Técnicos Profissonal-SETEP que realizam cursos profissionalizantes também passará a ter o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC através do SENAI que estará dispondo de mais qualificação profissional para todos os que buscam uma profissão para entrar no mercado de trabalho.
          A Prefeitura Municipal de Serrinha, pensando em qualificar seus munícipes além de trazer o PRONATEC para a cidade estará levando a mesa de inscrição para as comunidades rurais, facilitando a inscrição para os moradores. Cada presidente de associação comunitária deverá procurar saber na Secretaria de Desenvolvimento Social a data em que será realizada a inscrição dos cursos em sua comunidade.
          Veja os cursos que inicialmente serão realizados mediante preenchimento das turmas:
·         Mecânica e Manutenção de Freios, Suspensão e Direção Automotiva;
·         Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Baixa Liga;
·         Pedreiro de Revestimento em Arga Massa;
·         Eletricista Instalador de Baixa Tensão;
·         Pintor de Obras;
·         Carpinteiro;
·         Operador de Telemarketing;
·         Instalador e Reparador de Redes de Computadores;
·         Mecânica e Manutenção em Máquinas Industriais;
·         Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia;
·         Mecânica e Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica;
·         Montador de Estrutura Metálica.

Na comunidade de Tanque Grande as inscrições será no dia 04 de Julho às 17:00 na Associação Comunitária atendendo também as comunidades vizinhas neste local.
Para se inscrever é precioso ter de 18 a 69 anos, documento de identificação pessoal e possuir o NIS.
Obs.: Quem não tem o NIS deve procurar o Setor de Bolsa Família da Secretaria de Desenvolvimento Social para fazer o seu.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Centro de Referencia da Mulher Dandara, Serrinha-Ba

          O que é o Centro de Referencia da Mulher Dandara? 
          Órgão lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Serrinha.

          É um serviço publico e gratuito de prevenção e atendimento psicológico social e jurídico para mulheres que vivem em situação de violência.


         O objetivo do CRMD é enfrentar e prevenir todas as formas de violência contra mulher.

          Atende toda e qualquer mulher vítima de violência independente de raça, etnia, classe social, situação econômica escolaridade, crença e orientação sexual. Todas são acolhidas igualmente cuidadas. O sigilo é um princípio respeitado plenamente.

          O que as mulheres encontram no CRMD?

          Uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, advogada e pedagoga; Acolhimento escuta qualificado, acompanhamento psicológico e social; Orientação Jurídica; Equipe de educadores para acompanharem as crianças; Apoio incondicional e sem julgamentos; Atividades terapêuticas e educativas; Possibilidades de aprendizagem e de superação da violência e de refazer a vida, através do resgate da autoestima, da dignidade e da autoconfiança; Encaminhamento à rede de atendimento e apoio às mulheres em situação de violência; Palestras e oficinas nas escolas e comunidades.

            Equipe: Coordenadora: Fabiana Frois;
                          Assistente Social: Glaucia Maia;

                          Psicóloga: Cláudia Rosa;

                            Advogada: Rejane Vilauva;
                       
                            Estagiária: Mariana Vilauva;

                          Pedagoga: Maria Taiane;

                          Recepcionista: Ana Nery;

                          Auxiliar Administrativo: Luciene Maciel;

                          Auxiliar de Serviços Gerais: Nilma Luiz.

                          Também conta com uma Guarda Municipal.



          Quais os tipos de violência contra a mulher?

          Violência Física: É qualquer ação, ou conduta, que cause dano ou sofrimento físico, ou que prejudique a saúde corporal. Exemplos: tapa, murros, pontapés, cortes, queimaduras, deixar sem assistência médica, ameaças com armas.

          Violência Moral: É qualquer ação, ou conduta, que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: Acusações falsas, espalhar boatos mentirosos que desmoralizem a mulher.

          Violência Psicológica: É qualquer ação ou conduta que provoque sofrimento psicológico, causando prejuízo emocional e diminuição da autoestima, e que perturbe o pleno desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. Exemplos: Perseguição, ameaças, de agressão física e de espancamento aos filhos, impedir de trabalhar fora, de ter amizades ou de conviver com a família de origem.

           Violência Patrimonial: É qualquer ação, ou conduta que cause dano, retenção, subtração ou distribuição de bens, valores ou recursos econômicos, de objetivo, instrumentos de trabalho e documentos pessoais. Exemplos: tomar dinheiro e imóveis, rasgar ou esconder documentos pessoais, material de trabalho, roupas e sapatos, não pagar pensão alimentícia.

         O CRMD localiza-se na rua Henrique de Menezes, 435, funciona de segunda a sexta das 08h00min às 18h00min. Telefone: (75) 3261-7301 e-mail: crmdandara@gmail.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Reforma do Posto de Saúde de Tanque Grande

          A Associação Comunitária de Tanque Grande insistiu nas revindicações e cobranças para conseguir a reforma do posto de saúde da comunidade local, foram vários ofícios encaminhados e reuniões com o prefeito Osni Cardoso e com o secretário de saúde Fernando de Oliveira quando assumia a pasta e depois com Gilberto Carvalho, foram os esforços não foram em vão pois, o prefeito conseguiu  o recurso de R$ 82.950,00 que já foi liberado pelo Ministério de Saúde  para a reforma e ampliação.
          Os moradores da comunidade precisam estar atentos, pois com certeza vão aparecer falsos pais ou padrinhos para esta conquista.

          A comunidade agradece ao prefeito Osni Cardoso por conseguir este recurso e aguarda ansiosos pelo o início da obra, este posto de saúde além de beneficiar a comunidade local, também serão assistidos os moradores das comunidades de Retiro, Entroncamento de Ichú e Tabuleiro. 

Dia "D" de Combate à Dengue no bairro da Cidade Nova

          Secretaria de Saúde através dos Agentes de Endemias esta realizando o mutirão de combate à Dengue no Bairro da Cidade Nova nesta terça feira (19/06). O mutirão também contará com a presença da Empresa Locar, Secretaria de Infra-estrutura e Secretaria de Meio Ambiente. Serviços de Coleta de lixo e entulho, capinação, roçagem, varrição serão realizados em todo bairro.
          Você cidadão também pode ajudar. Retire todo o material descartável do fundo dos quintais. Esse material será coletado pelas equipes que participam do mutirão.

          Combater a Dengue é dever de todos!!!


          Secretaria de Saúde
          Prefeitura de Serrinha
           A gente trabalha pelo bem de todos!!!!!

domingo, 17 de junho de 2012

Comunidade de Tanque Grande e Clima de São João

          A comunidade de Tanque Grande esta em clima de São João, assim como todos os anos, grupo de amigos se unem para ornamentar a praça e ruas da comunidade deixando a comunidade mais alegre a espera das festa juninas.






          Este ano o Arraiá do Pedrinho como é chamada a festa junina em homenagem ao fundador da comunidade serão nos dias 22 e 23 com apresentações de quadrilhas e três bandas por dia com muito arrasta pé e muita folia. Com o apoio da prefeitura municipal e comunidade local.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mulher mais velha de Tanque Grande e região

          Maria Regina Anunciação nasceu em 23 de maio de 1911 na fazenda Caldeirão, Serrinha-Ba, filha mais velha de um casal de roceiros que teve cinco filhos sendo quatro homens e uma mulher.
          Ela conta que já fugiu do cangaceiro Lampião: Disse que quando solteira aos 14 anos de idade morava com seus pais e irmãos na fazenda Algodão em Riachão do Jacuípe-Ba, chegou, então, a noticia que Lampião estava indo para a cidade, com medo dele chegar até a fazenda, todos os moradores da fazenda fugiram e se refugiaram no meio da caatinga, perto de uma serra em uma casa abandonada, sem saber o tempo que passariam refugiados seus pais e os outros moradores levaram animais carregados de alimentos e panelas para se alimentarem e esteiras para deitarem, só saíram quando souberam que Lampião já havia ido embora.
          Dona Regina como é conhecida hoje tem 101 anos e conta também que antigamente tudo era diferente, havia muitos animais e seu pai sempre saia para caçar e quando chegava entregava as caças como: os guigós, tatus, mocós, jacus, capivaras, preás e coelhos para ela tratar e muqueá, havia muita fartura, pois tudo que plantavam dava, viviam da caça, da pesca e da roça, pois, plantava milho, feijão, mandioca para fazer farinha e beiju, batata e abóbora também plantas frutíferas como: mamão, manga, caju, laranja, jaca, melancia enfim, os tempos eram bons chovia bastante e em qualquer época do ano se plantavam, seus pais criavam galinhas, porcos e uma vaquinha para tirar o leite.
          Quando jovem trabalhou de domestica em casas de fazendeiros para ajudar seus pais, depois se casou aos 25 com José Erpidio da Anunciação que era vaqueiro e sempre se mudava de casa devido o trabalho de seu marido que às vezes mudava de fazenda para trabalhar. Conta que também era um tempo de muita dificuldade, pois, não tinham acesso a médicos, nem a meios de comunicação, ela teve 15 filhos todos de parto normal e em sua casa e com a ajuda de uma mulher que ajudava as mulheres da época a ganharem seus filhos que era conhecida como “parteira”. O meio de transporte era a montaria em cavalos, burros, mulas e jegues ainda não havia carroças e para transportarem as cargas como sacos de milhos, feijão, farinha, lenha e utilizavam os tropeiros (junta de animais que transportavam as cargas) e quando a viagem era longa era preciso vários animais nos tropeiros, enquanto uns animais carregavam as cargas outros iam sem peso para quando os outros cansassem ele passarem a carregar a carga. Depois surgiram os carros de bois e as carroças.
          Dona Regina recorda com saudade da filarmônica que havia no povoado do Tanque Grande, banda de música como era chamada do Sr Pedro Alves fundador da comunidade. “Ela ia tocar nas casas das fazendas e a gente ia para se divertir”.
          Ainda diz que na fazenda Cobiça havia um rádio e quando era seis horas da noite todos que moram na redondeza iam para esta casa para poder ouvir as músicas e as noticias que eram transmitidas. “A casa e o terreiro ficava cheio de pessoas”.
          Quando ficou viúva aos 60 anos, Dona Regina comprou um terreno na comunidade de Tanque Grande onde construiu uma casa e passou a morar, depois mudou-se para uma casa que fica no centro do mesmo povoado onde mora até hoje. Diz que das suas amigas de infância apenas Josefa Cassiano e Judite estão vivas.
        Segundo a família Dona Regina tem 55 netos, 69 bisnetos e 2 tataranetos. Também é tia do pai do jogador Jorge Vagner que jogou nos clubes do Bahia, internacional, Corinthians, Cruzeiro, São Paulo e hoje joga em time do Japão. No ano passado a família se reuniu para comemorar seu centenário.
          Toda família se alegra com a idade que ela tem e por contarem com a presença dela até hoje, seus filhos dizem que ela sempre foi uma ótima mãe, carinhosa, atenciosa, sempre deu bons conselhos, contam que quando era noite de lua colocavam as esteiras do lado de fora casa e todos os filhos se sentavam para ouvir Dona Regina contar histórias, aí todos dormiam e seu pai pegava um por um e levava para dentro de casa, até hoje recorrem aos conselhos da mãe, que definem com a mãe com a seguinte frase: “Ela é a melhor mãe do mundo”.

          E acredita-se que Dona Regina seja a mulher mais velha de Serrinha.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Serrinha festeja 136 anos de emancipação política


            Serrinha, o maior município da região sisaleira, completou 136 anos de emancipação política nesta quarta-feira (13). As comemorações iniciaram cedo na cidade que tem quase 80 mil habitantes.

          A Filarmônica 30 de junho e os soldados do Tiro de Guerra 06 014 abriram o desfile cívico na Praça Luiz Nogueira, por volta das 10h. Políticos, representantes de instituições, além de várias autoridades e da própria população, estiveram presentes para prestigiar o evento.

          O desfile seguiu com a Loja Maçônica Deus e Fraternidade, Fanfarra Municipal de Serrinha (FANSEDES) e Fanfarra Municipal de Conceição da Feira (FAMCF), unidades escolares e apresentações culturais, que retratam a tradição da cidade.

          A beleza das mulatas e o som dos timbaus do grupo de percussão Afroreggae Jamaica brilharam e emocionaram o desfile. As comemorações foram encerradas às 12h.

       
História - Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

          Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira. A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.

          Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Significado de Corpus Christi

Bispos destacam importância e significado do Corpus Christi


Da Redação, com CNBB

          Nesta quinta-feira, 7, a Igreja celebra a festa de “Corpus Christi”. É uma celebração onde se realiza uma procissão pelas vias públicas, Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de estimular, entre os diocesanos, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
 

         
Em artigos publicados no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispos opinam sobre o real significado da celebração na vida do povo cristão.

         
O Cardeal Odilo Pedro Scherer e arcebispo de São Paulo (SP), em artigo publicado, afirma que o Corpus Christi “destaca o dom da Eucaristia e coloca em evidência os mistérios centrais de nossa fé e da vida cristã”.

        
“Saímos de nossas igrejas e vamos, com Jesus na Eucaristia, para as ruas e praças de nossas cidades, anunciando que ‘Ele está no meio de nós’ e habita conosco e orienta nossa história; nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, nada disso é indiferente à nossa fé: em tudo somos ‘testemunhas de Deus’, discípulos missionários de Jesus Cristo”.

         
Em artigo intitulado por ‘Festa do Corpo de Deus’, o bispo de Santa Cruz do Sul (RS), Dom Canísio Klaus diz que Corpus Christi é uma “manifestação pública de fé, Corpus Christi é a festa da comunhão e da ação de graças. Por meio dela, enquanto se elevam hinos de ação de graças, se expressa também o desejo de viver uma íntima relação com Deus e uma fraterna comunhão com os irmãos”.

         
Para o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, a solenidade traz à tona a reflexão das responsabilidades cristãs, perante a vida e o Evangelho. “É a grande solenidade que nos pergunta sobre o Mistério da presença de Deus na história e em nossa vida. É também uma oportunidade de, nestes tempos de perda de valores, principalmente do esquecimento de Deus, cada um de nós nos recolocarmo a caminho d’Aquele com quem já nos encontramos, mas que necessitamos de continuar buscando-O ainda mais. Esta solenidade coloca-nos no centro e sentido de todas as demais celebrações.”

         
Tradição

         
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico - canôn 944 – estipulou que fosse mantida a obrigação de manifestar 'o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia' e 'onde for possível haja procissão pelas vias públicas'. Cada diocese se mobiliza para realizar a celebração, por isso cabe aos bispos escolherem de que forma a festa será promovida, para garantir a participação dos diocesanos.

          Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes que cobrem o trajeto por onde passará a procissão de Corpus Christi. Feitos com serragem colorida, flores, vidro moído, pó de café e outros materiais, a confecção desses tapetes, de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, mobiliza grande número de fiéis. Essa procissão do povo de Deus, recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.


http://noticias.cancaonova.com/noticia

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cerca de Pedra construida por escravos

          Na zona rural da cidade de Serrinha-Ba, em terras que ficam entre as localidades de Entroncamento de Ichú e Tanque Grande existe uma cerca de pedra que segundo relatos de moradores antigos foram construidas pelos escravos. Sabemos que nesta região havia escravos e que em uma localidade próxima daqui chamada Praianos tinha o Quilombo da Flor Roxa, por isto algumas pessoas acreditam que esta cerca de pedra foi feita por escravos. Digo, algumas pessoas, porque são poucas pessoas que moram nos povoados próximos deste lugar que sabem da existencia deste trabalho escravo que   permanece até os dias de hoje.



          Não se sabe o certo quantos anos tem, nem quando foi feita, o fato é que ela esta lá, em um local alto e de difícil acesso.