SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

domingo, 27 de janeiro de 2013

Milhares de peixes morrem em açúde após fortes chuvas em Conceição do Coité-Ba

     Milhares de peixes, a maioria tilápias e traíras, apareceram mortos nesta semana em um açude no município de Conceição do Coité, na Bahia. Segundo os moradores, os peixes morreram após as fortes chuvas que caíram sobre o município após um longo período de estiagem.

     Segundo reportagem da TV Bahia, especialistas dizem que o volume de água das chuvas arrastou uma grande quantidade de material orgânico do esgotamento sanitário da cidade, o que provocou a morte dos peixes. A maior parte dos peixes apareceram mortos entre segunda e a quinta-feira na comunidade de Açude de Itarandi.


 


     Ainda segundo a TV Bahia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Coité Urbano Carvalho esteve no açude e garantiu que vai encaminhar um relatório ao governo do estado informando sobre os prejuízos dos pescadores. Todos os peixes mortos devem ser retirados até este domingo (27).



     A operação de retirada dos animais está sendo conduzida pela prefeitura com uso de tratores e caçambas.


Foto: Calila Notícias

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mulher de 61 anos morre eletrocutada em Serrinha-Ba

 
     Uma mulher morreu eletrocutada na noite desta segunda-feira (21) no estacionamento do posto de combustível Teofilândia II, às margens da BR-116/Norte, em Serrinha. Segundo a polícia, ela pisou em um fio de alta tensão que estava caído no local.
     De acordo com os moradores da área, o fio caiu da rede elétrica durante a chuva que atingiu a cidade no início da noite. Eles contaram que avisaram a Companhia Energética da Bahia (Coelba), mas nenhuma equipe foi até o local. A fiação ficou caída no estacionamento do posto.
 
 
 
 
     Adeilde Gabriel da Silva, 61 anos, estava passando pelo local e, como estava chovendo, a polícia acredita que ela teria tentado se proteger do temporal correndo para uma cobertura ao lado do estabelecimento onde o fio estava exposto. Adeilde recebeu uma descarga de 14 mil watts e morreu na hora. O corpo foi encontrado por funcionários do posto por volta das 5h.

     O corpo da mulher foi removido e levado para realização de necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT0 de Feira de Santana.



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Açude que da origem ao nome da comunidade de Tanque Grande capta muita água de chuva e chega ao meio de sua capacidade


     No último dia 18, uma forte tempestade encheu vários tanques na região de Serrinha-Ba. Depois de muito tempo sem chover, finalmente a chuva chega para alegrar os sertanejos que sofriam por conta do grande período de estiagem.

     Embora as pessoas clamassem pela tão esperada chuva, a tempestade deixou a população com medo, devido aos fortes trovões, relâmpagos e raios que caíram na região. Alguns moradores da comunidade de Tanque Grande disseram que nunca viram uma “trovoada” tão forte quanto esta que aconteceu.

     Algumas pessoas tiveram casas invadidas pelas águas das correntezas, na comunidade de Chapada o nível da água ficou tão alto que alagou algumas casas do mutirão deixando os moradores desabrigados e ainda perderam móveis como: sofá, colchões e eletro domésticos: geladeira, televisão, aparelho de DVD, aparelho de som e celulares. No Tanque Grande alguns moradores também perderam computadores e outros eletros domésticos.

     O açude que dá origem ao nome da comunidade de Tanque Grande depois muitos anos seco captou muita água da chuva e chega ao meio de sua capacidade.
     Veja fotos do açúde antes da chuva e depois da chuva:
                                                                             Antes da chuva

 
                                                                          depois da chuva


     Só não entrou mais água no açude porque o solo não suportou a força da água da enxurrada e ela decidiu abrir caminho criando uma enorme cratera por baixo do alfalto da Ba-233. Desviando seu trageto normal que seria para dentro do açúde.