SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

sábado, 5 de maio de 2012

A seca no povoado Tanque Grande

                
         Tanque Grande é um povoado da cidade de Serrinha-Ba, está à 12Km do centro da cidade, seu clima é semiárido e sua temperatura varia entre 24°C a 37C.
         Como em todo semiárido baiano, a seca vem causando sofrimento aos moradores deste povoado, quando se costuma já estar cuidando do plantio de minho e feijão no mês de maio, ainda nem sequer os agricultores preparam a terra, a falta de chuva esta deixando os agricultores desanimados, acreditando que não haverá inverno (período entre março e junho onde se costuma  fazer o cultivo do milho e feijão), enquanto isso o preço do feijão vem aumentando mais e mais.



 
          Os criadores de gado, também estão aflitos, já não tem mais pastagens, o gado está sendo alimentado com mandacarú, palma e pindoba que já estão difíceis  de serem encontrados.

Não parece mais esta vaca esta dentro
 do açude de Tanque Grande,
 a procura de água, para saciar
sua sede mais não encontra.
          Os tanques estão secos, o açúde cujo nome deu origem ao nome do povoado que sempre saciava a sede dos animais nos períodos de estiagem também secou, alguns criadores vem tendo  prejuizo com a perca de gado por falta de patagens e água.


Fotos tiradas do açude do Tanque Grande

          A vegetação encontra-se cinzenta, as árvores com galhos secos tipicos da caatinga.



          Até o mandacarú que é uma planta que  tem registencia a longo
 período de estiagem esta secando.



          Os animais que resiste bem a este clima são os caprinos, que ao contrário dos bovinos  eles engordam,  pois gostam mais da vegetação seca.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário