SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Centro de Referencia da Mulher Dandara, Serrinha-Ba

          O que é o Centro de Referencia da Mulher Dandara? 
          Órgão lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Serrinha.

          É um serviço publico e gratuito de prevenção e atendimento psicológico social e jurídico para mulheres que vivem em situação de violência.


         O objetivo do CRMD é enfrentar e prevenir todas as formas de violência contra mulher.

          Atende toda e qualquer mulher vítima de violência independente de raça, etnia, classe social, situação econômica escolaridade, crença e orientação sexual. Todas são acolhidas igualmente cuidadas. O sigilo é um princípio respeitado plenamente.

          O que as mulheres encontram no CRMD?

          Uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, advogada e pedagoga; Acolhimento escuta qualificado, acompanhamento psicológico e social; Orientação Jurídica; Equipe de educadores para acompanharem as crianças; Apoio incondicional e sem julgamentos; Atividades terapêuticas e educativas; Possibilidades de aprendizagem e de superação da violência e de refazer a vida, através do resgate da autoestima, da dignidade e da autoconfiança; Encaminhamento à rede de atendimento e apoio às mulheres em situação de violência; Palestras e oficinas nas escolas e comunidades.

            Equipe: Coordenadora: Fabiana Frois;
                          Assistente Social: Glaucia Maia;

                          Psicóloga: Cláudia Rosa;

                            Advogada: Rejane Vilauva;
                       
                            Estagiária: Mariana Vilauva;

                          Pedagoga: Maria Taiane;

                          Recepcionista: Ana Nery;

                          Auxiliar Administrativo: Luciene Maciel;

                          Auxiliar de Serviços Gerais: Nilma Luiz.

                          Também conta com uma Guarda Municipal.



          Quais os tipos de violência contra a mulher?

          Violência Física: É qualquer ação, ou conduta, que cause dano ou sofrimento físico, ou que prejudique a saúde corporal. Exemplos: tapa, murros, pontapés, cortes, queimaduras, deixar sem assistência médica, ameaças com armas.

          Violência Moral: É qualquer ação, ou conduta, que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: Acusações falsas, espalhar boatos mentirosos que desmoralizem a mulher.

          Violência Psicológica: É qualquer ação ou conduta que provoque sofrimento psicológico, causando prejuízo emocional e diminuição da autoestima, e que perturbe o pleno desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. Exemplos: Perseguição, ameaças, de agressão física e de espancamento aos filhos, impedir de trabalhar fora, de ter amizades ou de conviver com a família de origem.

           Violência Patrimonial: É qualquer ação, ou conduta que cause dano, retenção, subtração ou distribuição de bens, valores ou recursos econômicos, de objetivo, instrumentos de trabalho e documentos pessoais. Exemplos: tomar dinheiro e imóveis, rasgar ou esconder documentos pessoais, material de trabalho, roupas e sapatos, não pagar pensão alimentícia.

         O CRMD localiza-se na rua Henrique de Menezes, 435, funciona de segunda a sexta das 08h00min às 18h00min. Telefone: (75) 3261-7301 e-mail: crmdandara@gmail.

2 comentários:

  1. Olá Denis, gostaria de fazer uma pequena correção o nome da advogada é Dra. Rejane Vilalva e estagiária Mariana Vilalva. Grande Abraço e Parabens pelo Blog....

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!!

    Gostaria de saber se vocês aceitam estagiários(as), na área de Serviço Social?

    Obrigada

    ResponderExcluir